Pages Navigation Menu

Soluções fotoluminescentes

Fotoluminescente ou Fosforescente

Fotoluminescente ou Fosforescente

Eis a questão…
Quando falamos em produtos e componentes que brilham no escuro, o que vem em nossa mente são os adesivos decorativos de quartos infantis, os interruptores de luz, as telas de televisores e monitores de computador.
O termo Fosforescente, encerra em si mesmo sua composição química; Fosforescente, é tudo aquilo que tem em sua composição o elemento químico fósforo, símbolo (P), e que, como tal, tem a propriedade de brilhar no escuro (FOTOLUMINESCENTE).

Devido a sua reatividade, o fósforo não é encontrado nativo na natureza, porém forma parte de numeráveis minerais e pode ser obtido através de diversas reações químicas.

Aí é que entra o Fotoluminescente.

Fotoluminescente é a propriedade que uma “espécie” química, tem, de emitir Luz, mesmo quando no escuro, devido a sua estrutura eletrônica especial que favorecem seus elétrons a absorverem radiação de uma fonte de luz (natural ou artificial), e passam a irradiar luz visível ou radiação de maiores comprimentos de ondas mesmo depois de cessada a fonte luminosa que os excitava.

Nos dias de hoje encontramos 2 tipos de Elementos mais utilizados para na fabricação de produtos que brilham no escuro.

São eles:
– Sulfeto de Zinco (ZnS) e Aluminato de estrôncio (SrAl).

Ambos necessitam sofrer a adição (dopagem), de um ativador apropriado para adquirirem o mesmo comportamento do Fósforo (P), “Brilhar no escuro”.

– Sulfeto de Zinco: Quando dopado normalmente com Cobre (cu), que fornece a radiação necessária para criação do fenômeno Fotoluminescente. É utilizado na fabricação e confecção de adesivos decorativos e pigmentos que não necessitem de uma re-emissão de luz tão prolongada, portanto, mais utilizado em peças decorativas sem exigências técnicas.

– Aluminato de Estrôncio: Dopado com o Elemento químico Európio (Eu), o mais reativo de todos os elementos encontrados em terras raras, dá vida aos chamados “Ultra luminescentes”.
Materiais que brilham no escuro por tempo muito mais prolongado, com uma luminância que pode durar de segundos, á dias e até mesmo, meses, dependendo da combinação dos elementos químicos que compõe a mistura.

Como podemos ver, quando buscamos encontrar Produtos Fosforescente (que brilham no escuro), estamos na realidade em busca de Produtos Fotoluminescente.
Produtos que tenham o comportamento do elemento químico Fósforo (P), e que, após excitados por uma fonte de luz, possa fazer a re-emissão de luminosidade quando na ausência total de iluminação.